O maior desafio da atualidade na gestão de Recursos Humanos
está na retenção de seus talentos. A questão é quais ações as empresas tem
promovido para tal objetivo? E de que forma as pessoas estão se qualificando e
buscando empregos estáveis?
Apesar de inúmeros indicadores podemos ressaltar a formação
cultural como primordial para definir a o formato de gestão de uma empresa,
como também como estabelece suas relações com o mercado. Quais valores a
organização compartilha com seus membros? Quais seus hábitos e crenças?
É a cultura da empresa que estabelece um padrão para a conduta
de seus colaboradores. Por isso, a importância de conhecer qual a formação
cultural antes de mudanças significativas em sua gestão. Identificar quais
crenças e valores são considerados, ajudará a entender como é estabelecido as relações
internas, qual a visão de metas e objetivos, e quais ações possuem real valor
para seus membros.
Chiavenato (1999) relata que a cultura de uma empresa é
comparada a um iceberg, apenas 10 ou 20% estão visíveis considerando as
políticas e os procedimentos como aspectos formais e abertos, porém a parte
maior se encontra submersa, representando os aspectos ocultos e informais como
as normas do grupo para convivência, as percepções, os padrões de influência e
poder, esses aspectos ocultos estão categoricamente encontrados nos aspectos
psicológicos e sociológicos do grupo organizacional.
Também deve considerar o contexto histórico, cultural,
econômico e político onde a organização está inserida, para compreender quais
são os fatores externos que contribuem e qual o seu peso na definição do padrão
comportamental dos colaboradores da organização.
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão
de pessoas: o novo papel dos recusros humanos nas organizações. Rio de
Janeiro: Campos,1999.
Luana Farias - Psicóloga CRP06/132380
Publicado em :24/01/17
São José do Rio Preto - Sp
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