terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Cultura Organizacional x Retenção de Talentos


   O maior desafio da atualidade na gestão de Recursos Humanos está na retenção de seus talentos. A questão é quais ações as empresas tem promovido para tal objetivo? E de que forma as pessoas estão se qualificando e buscando empregos estáveis?
   Apesar de inúmeros indicadores podemos ressaltar a formação cultural como primordial para definir a o formato de gestão de uma empresa, como também como estabelece suas relações com o mercado. Quais valores a organização compartilha com seus membros? Quais seus hábitos e crenças?
É a cultura da empresa que estabelece um padrão para a conduta de seus colaboradores. Por isso, a importância de conhecer qual a formação cultural antes de mudanças significativas em sua gestão. Identificar quais crenças e valores são considerados, ajudará a entender como é estabelecido as relações internas, qual a visão de metas e objetivos, e quais ações possuem real valor para seus membros. 
   Chiavenato (1999) relata que a cultura de uma empresa é comparada a um iceberg, apenas 10 ou 20% estão visíveis considerando as políticas e os procedimentos como aspectos formais e abertos, porém a parte maior se encontra submersa, representando os aspectos ocultos e informais como as normas do grupo para convivência, as percepções, os padrões de influência e poder, esses aspectos ocultos estão categoricamente encontrados nos aspectos psicológicos e sociológicos do grupo organizacional.
  Também deve considerar o contexto histórico, cultural, econômico e político onde a organização está inserida, para compreender quais são os fatores externos que contribuem e qual o seu peso na definição do padrão comportamental dos colaboradores da organização.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recusros humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campos,1999.




Luana Farias - Psicóloga CRP06/132380
Publicado em :24/01/17
São José do Rio Preto - Sp

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